sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Gastos no Ciência Sem Fronteiras e cartão

Oi, galerinha!
Enfim, deu tudo certo no meu processo!
No dia 13∕11 eu recebi em casa meu cartão do Ciência Sem Fronteiras, o BB Americas. No dia 21∕11 já caiu o Money na conta.  É importante lembrar que o dinheiro só cai depois da chegada da Carta de Benefícios.
Comprei a passagem no começo de Novembro e tive de pagar a primeira parcela do meu próprio bolso.
No momento estou providenciando o meu VTM e moradia no Canadá. Encontrar uma moradia está sendo complicadinho...Porque pela internet não temos como saber se é verídico ou não. Já vi casos de alunos que chegaram no Canadá e não tinha casa alguma!  É sempre bom conhecer alguém que já está morando lá para lhe ajudar nesse sentido.
Quanto ao visto, demorei um pouquinho para fazer a consulta e exame médicos, porém não corro o risco de viajar sem o mesmo porque o tempo está sobrando para tal! Fiz os exames no dia 14∕11 em Salvador. Assim, quando os exames ficarem prontos, eles serão enviados ao médico canadense e só depois o visto será aprovado ou não. Com a aprovação, devemos enviar o passaporte via correios para o consulado.  O sedex sai a R$ 58,00 reais.
Um conselho que eu dou no fim de tudo: você tem que ter um dinheirinho guardado para os imprevistos! Não pense que você não terá imprevistos! Lendo o edital da chamada eu pensei “Ah! Só vou gastar com o visto e passaporte!”. Mentira! Você vai gastar com um monte de coisinhas. Soma daqui, soma dali e a coisa vai ficando apertada! Kkkkkk Por isso, resolvi postar um resumo do que gastei para vocês terem uma noção.

ü  TOEFL: $ 210,00
ü  Aditional Scores TOEFL para o CBIE: $ 18,00
ü  Passaporte: R$ 156,07
ü  Tradução juramentada do histórico escolar: R$ 153,00
ü  Visto: $ 125,00 (valor para visto online)
ü  2 doses de Tríplice Viral (tive de pagar porque não tinha em nenhum posto): R$ 120,00
ü  Passagem para exames médicos em Salvador: R$ 720,94
ü  Consulta com médico credenciado: R$ 200,00
ü  Exames EAS + Rx de Tórax + HIV e VDRL: R$ 164,64
ü  Sedex para passaporte: R$ 58,00
ü  Total em reais*: R$ 2386,92
* Não sei ao certo o quanto foi a passagem para fazer o TOEFL. Hotel, alimentação e transporte eu não gastei (porque fiz a prova na cidade da minha família). Também não gastei com hotel, alimentação e transporte em Salvador para fazer os exames (porque fiquei na casa da família de minha amiga). 

Bem, só isso, pessoal!
Boa sorte!


6 comentários:

  1. O visto através do VAC ficaria muito mais caro ? e compensa usá-lo ? todo o procedimento é feito online ou é preciso viajar como o americano (exceto para as consultas)?
    Sobre a carta de recomendaçao, meu coordenador do curso poderá escrever em portugues e eu traduzo ou também tem que ser juramentada? Eu vi na internet alguns modelos destas cartas...existe alguma sugestao, ou fica a criterio de quem escreve mesmo ?
    Obrigada, e me desculpe por tantas perguntas... :)

    ResponderExcluir
  2. O visto via VAC fica apenas a taxa do serviço deles a mais, que seria por volta de R$ 75,00 reais. Não acho que compensa porque você terá o mesmo trabalho de arrumar os mesmos documentos se fizer via online. A diferença é que via VAC você ainda terá que preencher checklists e mandar seus docs via correio (online você só escaneia, só usa o correio para enviar o passaporte mesmo!), sem contar que o tempo de processamento é maior.
    Para o visto canadense você só precisa viajar para fazer seu exame médico se esse for necessário no seu caso.
    A carta de recomendação pode ser da forma que você quiser escrever, em inglês, não juramentada, mas com carimbos e assinaturas da universidade.
    Que isso, a intenção do blog é ajudar vocês mesmo, porque eu tive muitas dúvidas na minha época...
    Abraços!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andrieli! Tudo bom? Meu nome é Luciana, também sou do Maranhão e fui selecionada pra estudar na University of Guelph em setembro. Gostaria de saber se o preço dos exames médicos + consulta é fixo ou se varia de estado para estado porque, assim como você, vou precisar viajar para fazê-los. Obrigada, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Tudo otimo sim! Entao...os valores variam de medico pra medico e, de laboratorio pra laboratorio. O's medicos devem ser cadastrados no consulado, mas o preco depende dele...

      Excluir
  4. O que seria esse Aditional Scores do TOEFL?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma segunda via do meu boletim de notas, a ser enviada diretamente para onde eu desejasse, no caso CBIE. :)

      Excluir

Alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Deixe seu comentário: