quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dúvidas dos leitores e preparativos da viagem

Olá pessoal!

Hoje são 19 dias de Dezembro e viajarei dia 01 de Janeiro, então, cá estou eu mega ansiosa pela viagem!
^^
Peço desculpas aos leitores por eu ter demorado tanto a postar, mas estou em fim de período letivo com muitas provas e trabalhos, sem contar que moro num local onde só funciona internet 3G! Hehehehehe

A pedido de alguns amigos que estão se preparando para ir ao Canadá, vim esclarecer algumas coisas que ficaram duvidosas em minhas postagens.

Dúvidas:

1ª) A tradução juramentada deve ser feita com um tradutor oficial. Onde encontrar o tradutor?
Vá ao site da Junta Comercial do seu Estado e baixe a lista dos contatos dos tradutores.
Eu saí ligando de um em um para ver qual fazia o preço mais em conta, mas eles são bem parecidos geralmente.

2ª) Onde encontrar os médicos cadastrados para fazer o exame?
Neste link: http://www.cic.gc.ca/english/information/medical/index.asp

3ª) Posso fazer os exames e a consulta pelo plano de saúde?
Acho que vai ser difícil encontrar um médico cadastrado que faça sua consulta do visto pelo plano de saúde, logo, prepare-se para desembolsar esse dinheiro.
Já os exames podem ser feitos pelo seu plano, caso o laboratório seja conveniado a ele.
Você deverá ligar para os laboratórios OU para seu plano e se informar sobre isso.

4ª) Por que enviei duas cartas de recomendação para minha universidade?
As cartas não são obrigatórias, mas você realmente não deseja dar um upgrade no seu currículo para impressionar a universidade canadense?
Por isso eu ainda recomendo que se esforcem para conseguir as cartas, que podem até ser decisivas para seu aceite. Principalmente se você quer escolher uma uni específica.
Até porque se seu concorrente tiver uma carta e você não ..você acha que vão dar prioridade pra quem?
E, gente, canadense não é brasileiro. As universidades vão ler suas cartas! Podem ter certeza disso!

5ª) Vacina Febre Amarela e Tríplice Viral
A vacina de Febre Amarela não é obrigatória para o Canadá, logo você não precisará da Carteira Internacional.
Eu precisei de duas doses de Tríplice porque sou estudante da área da saúde.


Sobre minha viagem...
Já estou com o cartão VTM e o visto em mãos.
Meu exame médico foi realizado dia 14/11, enviei o passaporte para o consulado dia 27/11 e o mesmo chegou em minha casa com o visto dia 06/12. Tudo muito rápido.
Meu cartão VTM eu fiz com a Flexchange Raissa, quem eu super recomendo pois o preço foi o mais acessível que encontrei (cotação comercial em vez da de turismo + descontos pra alunos CsF), sem contar na prestatividade dela em responder suas dúvidas! Fiz uma transferência para a conta da Flexchange e em menos de uma semana meu cartão já estava em casa! Também muito rápido!
Já consegui reservar uma moradia para eu encostar meu burrinho lá no Canadá também ;)
A única coisa com a qual estou me preocupando agora são as roupas de frio, pois chegarei em período de neve!

Bem pessoal, qualquer dúvida a mais podem perguntar ^^
Ficarei feliz em responder-lhes.
Acho que meu próximo post, já estarei lá no Canadá!!!
\o/

Então...
Já aproveito para desejar-lhes um feliz natal e próspero ano novo!
Boa sorte com tudo people!
;)


19 comentários:

  1. Oi Andrieli

    Fui selecionado pelo Capes/Cnpq, porém ao ver a nota mínima dos programas do meu curso, industrial engineering, percebi que a nota minima exigida por todos os programas é superior a minha (63, no Toefl ibt). As faculdades canadenses são muito rígidas quanto a esta seleção ou elas são mais flexíveis e aceitam estudantes internacionais com notas abaixo das mínimas exigidas?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você pode tentar se candidatar com nota inferior à exigida pela chamada, mas nao eh certeza que a universidade vai te aceitar. Nas etapas que envolvem somente a IES, Capes e CNPq voce consegue passar, mas quando chega pras unis daqui, elas podem nao te aceitar. Mas as notas daqui do Canada nao sao tao altas quanto as da Europa. Se eu fosse voce eu tentava...

      Excluir
    2. Não sei se estou vendo no lugar certo. Mas fiz uma comparação com o seu caso e a University of Lethbridge pede "a score of at least 80 on the iBT TOEFL, with scores of at least 16 on each of Listening, Reading and Speaking and a score of at least 18 on Writing.". Li em outro posto seu que você tirou 66. Eles te encaixaram no programa de fluência inglesa ou você não teve nenhum problema?

      Me perdoe, mas acho que estou vendo o nível necessário de inglês no lugar errado, por isso te fiz essa pergunta.

      Novamente, muito obrigado

      Excluir
  2. Então, é que você olha o nível de inglês pela chamada, porque quem vai conversar com as unis é o CBIE ou CALDO ou ACC. Vc não tem contato com a uni até ser aprovado. A nota da minha uni é essa pra quem entra direto no curso. Mas na chamada aceitava nota 66, então eles me colocaram no curso de inglês aqui. Minha chamada aceitava até 63. Mas mesmo se sua nota for menor que esse número, eu ainda arriscaria....

    ResponderExcluir
  3. Andrieli, quais documentos precisamos para embarcar/ desembarcar? Estou com passagem pra semana que vem e preciso me organizar :) obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu levei todos os tipos de documentos que eu tinha no Brasil numa pasta comigo. Se eu precisasse de qualquer um, teria todos. Mas
      especificamente voce precisaria:

      - Carta de aceite da universidade
      - Passaporte com visto

      =D


      Excluir
  4. Oi Andrieli, gostaria de saber como é a University of Lethbridge para o curso de medicina... Quais matérias vc faz? tem Hospital e talz? Beijos e Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Matheus! Canadá e EUA não têm medicina, odontologia, farmácia e alguns outros cursos como graduação. Eles são pós aqui. Então você pode pegar matérias relacionadas a saúde, mas se você já passou do ciclo básico de medicina dificilmente você aproveitará alguma matéria.
      Se você quer fazer medicina te recomendo Alemanha, Hungria, e países em que exista medicina na uni.
      Isso você tem que pesar bem todos os prós e contras na escolha. Eu preferi não aproveitar as matérias, mas poder falar inglês porque o meu era bem ruim, e também não estava a fim de ficar perdida no Alemão Hahahahha.
      Sem contar que fiquei com medo de ter homesick na Alemanha porque a cultura deles é bem introvertida. E eu super estou amando a experiência aqui no CA em vários aspectos e ainda consegui fazer estágio numa clinica médica.
      Estou fazendo Saúde Publica, Epidemiologia e Saúde da População.

      =D

      Beijoos

      Excluir
  5. Bom dia.

    Andei lendo sua pagina e achei bem interessante, parabéns.

    Tenho algumas duvidas sobre o Canada e espero que possa me ajudar.

    Fui aceito em uma universidade do Canadá para fazer o doutorado, que são 4 anos, e tenho algumas dúvidas sobre o dia a dia em si no Canadá, no que ele difere no Brasil? Mais especificamente, como funciona para alugar uma casa ou apartamento e como são as contas de serviços básicos como agua, luz e telefone. Chegam pelos correios? São mensais também? nada muda?

    Ainda nesse ponto, é difícil ou burocrático alugar uma casa você sendo estrangeiro? Normalmente quais são os pré requisitos?

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!
      Fico feliz em saber que o blog está lhe ajudando!

      O dia-a-dia não difere muito aqui e no Brasil.
      Você somente tem sempre que se reacostumar com o clima aqui por causa das estações.
      No inverno você sempre quer dormir por que o dia começa tarde e acaba cedo. E ainda tem a neve!
      No verão é o contrário, você não consegue dormir por que o dia se torna muito longo (aqui estava anoitecendo próximo de 23h).
      Primavera e outono são os mais tranquilos e lindos.

      Quanto ao aluguel, é a mesma coisa que no Brasil. Procuramos na Internet ou boca a boca. O aluguel geralmente já inclui aquecimento, agua, e energia. Dependendo do Ap você tbm tem Internet e moveis incluídos. Aqui onde eu moro, divido com uma amiga e pagamos 840, mas sem Internet e lavanderia (gastamos uns 50 de lavadeira por trimestre).

      Contas geralmente são por Internet e se você quiser por correio tem que solicitar (as vezes cobram taxa por isso). São contas mensais mesmo.

      Tem as burocracias de se alugar sim, mas nada que você não possa comprovar. Aqui precisamos comprovar vinculo com a universidade, com algum banco, e passaporte.

      =D
      Abcs

      Excluir
  6. oii, eu adorei o seu blog, é o mais útil de todos que existe sobre ir para o Canadá pelo csf! parabéns! estou esperando a divulgação dos aprovados pelo cnpq mas enquanto isso, como a ansiedade é enoooorme, eu queria saber como tu encontrou lugar pra morar daqui do Brasil, se foi em site, se alg que já estava aí te ajudou, reservou com pagamento ou foi primeiro para hotel/hostel e dps foi ver o ape? beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Tudo bem? Eu entrei em grupos de Facebook de brasileiros que já estava em Lethbridge e pedi ajuda a eles. Encontrei uma brasileira que estava voltando e ela intermediou tudo pra mim. Paguei apenas quando cheguei, a dona da casa entendeu a situação. Os canadenses são bem compreensivos se você se explicar. Mas eu aconselho ficar em homestay de primeira, porque eles te ajudam muuuuito com sua instalação, dicas e te buscam no aeroporto...

      Fico feliz que o blog esta te ajudando!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oii Andrieli. Primeiro queria te falar que achei muito legal o teu blog, poder encontrar informações tão úteis quando precisamos é ótimo.
    Bom, eu tenho pensado em me inscrever para o CsF neste ano, porém tenho muitos receios. O primeiro deles é o inglês, pois o meu é MUITO básico e não sei se eu conseguiria me virar bem, tenho medo de não conseguir me comunicar.. Gostaria de ouvir um pouco da tua experiência.
    Outra dúvida é a hospedagem por aí.. Como é? Nós que temos que ir em busca de um local pra ficar ou isso já fica estabelecido pelo programa? Tu mora com outros brasileiros? Ou em casa de família? Enfim, desculpe tantas perguntas heheheh mas a ansiedade é grande!
    Um abraço e tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Como é seu nome mesmo?
      Então, acho que inglês não deve ser uma barreira por que a maioria vem
      quase zerado de inglês. Hehehehe A não ser que o Brasil te impessa, mas não acho que vai. Eu fiquei desesperada quando cheguei aqui por que não entendia 50% do que me falavam. A comunicação era super difícil. E agora meu inglês já está muuito bom mesmo, não tenho problemas mais.
      Em relação a todo seu processo e inclusive moradia, quem faz tudo é a gente mesmo. O governo apenas paga a bolsa, mas não tenha medo a bolsa é boa e com ela podemos até viajar durante as férias (por que você tem que viver as experiências do lugar siim! isso tbm é objetivo do intercambio!).
      Eu escolhi dividir uma casa com uma amiga brasileira, mas tem pessoas que ficam com outros internacionais, tem gente que fica em homestay, enfim...a escolha é sua.
      Espero que dê tudo certo.
      E uma coisa digo, se você realmente quer tentar, não pense nas dificuldades, pense nas recompensas e que é difícil, mas possível!
      Hehehehe
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  8. Boa Noite Andrieli,
    Também estou querendo me inscrever no CsF este ano para o Canadá e estou com algumas dúvidas.

    A tradução do histórico solicitado pelo CBIE tem que obrigatoriamente ser realizado por um tradutor juramentado? Ou pode ser uma tradução realizada por algum professor e assinada pela Universidade?

    Outra dúvida é em relação ao visto, estava dando uma olhada no site do próprio governo Canadense para retirada do visto e lá tem a opção de visto a ser solicitado (Study, Work, Visitor). No caso do CsF será o visto categoria Study/Work, mas no site não tem como selecionar duas opções, no máximo que dá pra fazer é no Study ter a pergunta se será necessário o Work Permit, mas selecionando tem que comprovar. Nesse caso o CNPq/CAPES dão a comprovação da necessidade de trabalho? Se possivel, você poderia explicar melhor o processo que você realizou?

    Desculpa pelo texto um pouco longo =D

    ResponderExcluir
  9. Oi Matheus!
    O histórico pode ser traduzido pelo professor e carimbado pela universidade, sim!
    E o work e study permit eles só dão aqui quando você mostra os documentos falando que você vem a trabalho e estudo.
    Não lembro bem o que eu fiz, mas acho que fiz a opção de ambos juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas respostas, caso eu passe nas etapas por segurança vou providenciar o uma tradução juramentada mesmo (:D)

      Outra dúvida, também estava pensando em escolher Lethbridge, a cidade é boa? Fica muito longe de Calgary? Se fosse possível depois um pequeno relato de Lethbridge.

      Obrigado novamente!

      Excluir
    2. Olá Matheus! Estou pensando em fazer um post sobre a cidade mesmo. Vejo que muitas pessoas se interessam por Leth. Aqui é uma cidade pequena, mas autosuficiente. População de 80 mil habitantes, com algumas atividades legais (nada demais) como pistas pra ciclismo e mountainbike, museus, shopping, cinemas, sugar bowl (pra sledding), patinação, boliche, mini golf, e piscinas abertas e fechadas. Tem varias atrações e clubes o tempo todo. Digo que a cidade parece pacata por ser pequena, mas só você procurar as coisas que você acha! Ela fica a 1h30 de Calgary. Eu gosto do silêncio, tranquilidade e segurança daqui. Mas se você gosta do movimento, recomendo Calgary mesmo! Abraços!!!

      Excluir

Alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Deixe seu comentário: