domingo, 27 de outubro de 2013

Visto para o Canadá

Oi, pessoal!

Minha Carta de Benefícios/Financiamento do CNPq não chegou até hoje.
E, precisamos dessa carta para dar entrada no visto pois, é a comprovação de que temos condições financeiras de estar no Canadá.
O visto demora por volta de uns dois meses para ficar pronto e a maioria de nós viajará em dezembro! oO

Contudo, o parceiro do Ciência Sem Fronteiras no exterior, CBIE, entendeu a nossa situação e no dia 17/10
nos enviou uma Confirmation of Ciência sem Fronteiras Scholarship Letter para substituir temporariamente a carta do CNPq.

Com isso, dei entrada no visto online dia 24/10 e, estou aguardando o consulado enviar a guia de exames médicos que farei.
O valor foi de $125,00, sendo solicitados: study permit/work permit/temporary resident.

Há três formas de se requisitar o visto:
-Online;
-Via VAC;
-Pessoalmente no Consulado, com agendamento.

Pelo pedido online, podemos fazer 3 tipos de visto: residente temporário,permissão de estudos e permissão de trabalho.
Via VAC, podemos fazer além desses 3, o visto para residente permanente.
Pessoalmente, só podemos fazer o visto de residente temporário e o de residente permanente. Ou seja, essa é a maneira mais limitada de se solicitar vistos. E, não funciona para nós estudantes.

Como irei a estudos e a trabalho (estágio ou pesquisa), temporariamente, tive de solicitar 3 vistos: Temporary Resident, Study Permit e Work Permit. Também, como ficarei mais de 6 meses precisarei fazer alguns exames com médico credenciado no Consulado.

O CBIE nos orientou a fazer o pedido online pois é mais rápido e podemos ter maior controle do processo.
E, eu recomendo essa forma porque é bem mais fácil.
Você responde a um questionário para saber quais os vistos que você precisará
e o sistema gera os formulários que você deve baixar e preencher.

A University of Lethbridge também entrou em contato comigo essa semana informando que eu deveria levar minha carteira de vacinação com 2 doses de Tríplice Viral e, estou a procura dessas vacinas no momento. Vale lembrar que o intervalo entre as duas doses é de 30 dias, isto é, tomarei uma dose esse mês e a outra em Novembro. Logo, quem precisar disso, apresse-se para não viajar sem imunização atualizada!


Outros documentos que ainda precisarei:
Carteira Internacional de Vacinação.
Título de Eleitor Internacional (podemos apenas justificar no consulado do Brasil no exterior, mas eu prefiro ficar OK).
Tradução de receita com carimbo e assinatura de minha médica, porque levarei alguns medicamentos controlados.
Carteira de Estudante Internacional do STB.
Procuração de plenos bens para meus pais me representarem aqui no Brasil.
Mobilidade estudantil aqui na minha universidade, para não trancar o curso.

Até hoje não tive notícias do Cartão Bolsista no Exterior do CsF, com Auxílio Deslocamento, Auxílio Instalação e demais.
Só farei o cartão após publicação da concessão no Diário Oficial da União, o que ainda não ocorreu :/
Eu esperarei até Novembro antes de comprar as passagens e reservar moradia, mas se não der tempo terei que comprar com o cartão de crédito do meu papis para o valor não exceder o Auxílio Deslocamento.

Link para pedir o visto no site de Cidadania e Imigração do Canadá:
http://www.cic.gc.ca/

Update 19/12:
Pessoal, gostaria de informar que a Carteira Internacional de Vacinação não é obrigatória pra o Canadá pois, nela só consta a Febre Amarela, que não é uma vacina necessária para entrar no país.
Na correria que estou no Brasil, não pude fazer meu Título Internacional de Eleitor, mas podemos justificar na embaixada do Brasil!

Fui informada que a Carteira de Estudante Internacional é como aquelas que compramos aqui no Brasil pra garantir meia entrada em determinados estabelecimentos. Mas o seu comprovante de matrícula da universidade no CA, já serve!

Gostaria de esclarecer que eu precisei fazer as duas doses de Tríplice Viral porque serei estudante da área da saúde, no caso de quem não é da área da saúde, talvez essas vacinas não sejam necessárias.

Ah, e os exames médicos podem ser pagos por seu Plano de Saúde, caso ele seja conveniado ao Laboratório onde você fará. Você precisará se informar junto ao laboratório se há convênio com o seu plano. 

Link para médicos cadastrados no Consulado do Canadá:

Voltarei com notícias do meu visto depois!
Até mais!

8 comentários:

  1. Ola Andrieli, tudo bem?

    Parabens pelos textos, estao muito bons!. Em que mes vc viaja mesmo?
    Se for janeiro, as coisas vao ficar realmente um pouco apertadas..

    Uma boa sorte no seu processo, ate logo,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Clovis!
    Tudo ok, sim. E você?

    Obrigada pelo elogio, também gosto muito de seus textos!
    Ah, coloca a opção de seguir no seu blog!

    Viajarei em dezembro porque as passagens de janeiro estão muito caras...

    Tudo de bom pra você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Para tirar os vistos é necessário pagar duas taxas, a de estudante e a de trabalho??

    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mateus!
    Tudo bem?

    Então, não precisa pagar duas taxas.
    Você paga, via online, apenas $125,00.
    Mas na hora de preencher seu formulário você deve informar que irá a estudos e trabalho.
    Caso queira fazer via VAC ainda terá de pagar o serviço da despachante.
    Espero ter sanado sua dúvida.
    Qualquer coisa, só perguntar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Andri, quanto tempo demorou entre fazer a solicitação do visto online e a chegada do seu visto em casa?
    Voce deu entrada com a carta do cbie e depois que chegou a carta do cnpq vc precisou enviar também?
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Desirée!
      Demorou um mês mais ou menos, mas é porque eu demorei uns 15 dias para fazer meu exame médico. Se você fizer rapidamente o exame, fica pronto em menos de 1 mês.
      Dei entrada com a carta do CBIE e depois mandei a oficial juntamente com o passaporte, mas eles nem pediram...Acho que não foi necessário no fim...

      =D

      Excluir
  7. Valeu! tô nessa agonia agora... hahah
    =*

    ResponderExcluir

Alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Deixe seu comentário: