sábado, 22 de março de 2014

Meus Gastos


Oooi pessoal!

Um leitor pediu para eu fazer um post sobre minhas despesas aqui, então aí vai!
Lembrando que cada um gasta de uma forma, então suas despesas vão ser bem diferentes 
das minhas e, o dinheiro pode ou não ser o suficiente para você.

- Aluguel de casa (internet e tudo incluso):         $385,00
-Transporte (passe de ônibus mensal):               $77,00
-Conta de telefone (msn, internet e ligação):       $40,00
-Compra mensal de alimentos:                           $300,00
- Total de gastos fixos:                                      $802,00

Rebemos uma bolsa de $1400,00, então dá para perceber que o dinheiro é o suficiente e ainda sobra.
Se você gastar comprando eletrônicos e outras coisas não tão necessárias, não sobra dinheiro para viagem.

Vou detalhar mais ou menos o tipo de pessoa que sou para vocês terem mais noção: eu gasto muito com alimentação fora de casa e com compras no supermercado. Às vezes vou na balada, mas não gasto com bebidas. Mas, gasto com cinema e outros lazeres (jogo de hockey, patinação, etc). Não trouxe quase nada do Brasil e tive que comprar tudo aqui (roupas, computador, mochila e tal), além do fato de eu ter comprado muitas coisas para minha casa (umidificador de ar, edredons, lençóis, travesseiro, panelas, talheres, cabides, etc.). O único eletrônico que comprei aqui foi o laptop. Lembrando que eu moro em uma cidade pequena, então não temos muito com o que gastar aqui. Também, tudo é muito barato e os estudantes têm muuuitos descontos. 

Mas mesmo assim, recomendo não gastar tudo porque podem ocorrer emergências médicas e outras coisas
que você não imagina (documentação, roupas de inverno, material escolar, etc.).

Do pessoal da minha chamada, todos já conseguimos fazer uma viagem e compramos todos os materiais
pedidos pela universidade e no mínimo um eletrônico. Fizemos uma viagem para Banff, alugamos carro, ficamos em hostel, e fizemos vários passeios (todos pagos).

Mas salvem no mínimo 1000 dólares até chegar a próxima bolsa, porque no nosso contrato diz que o CNPq pode atrasar até um mês e isso aconteceu conosco! Nossa bolsa de abril chegará apenas dia 15 de abril! OO

Problema é que chegamos dia 01 de janeiro, então todas as nossas contas vencem dia 01 de abril. Por isso,
a maioria já pediu dinheiro para a família no Brasil. ENTÃO GALERA, GUARDEM DINHEIRO QUE POSSA PAGAR NO MÍNIMO SEU ALGUEL DO PRÓXIMO MÊS! 

Hehehehehehe

Espero ter ajudado aí! 




34 comentários:

  1. Olá, Andrieli
    Estou gostando muito do seu blog, vem me ajudando com várias duvidas.
    Vou tentar me inscrever para ir para o Canadá em 2015 e uma das minhas principais dúvidas é a questão da moradia. Como funcionou pra vc? Contratou aqui no Brasil ja, ou qnd chegou aí foi correndo procurar um lugar pra morar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com medo de olhar pela internet porque na época ocorreram casos em que as pessoas alugavam à distância e quando chegavam, não existia casa alguma. O próprio site da universidade advertiu-nos a respeito desses casos.
      Então, fui atrás de brasileiros que estavam na cidade que eu moraria a fim de pedir ajuda para eles.
      Uma brasileira arrumou o contato da dona da casa em que moro para eu me comunicar com ela e foi assim.
      Eu perguntei como faria o pagamento uma vez que estava no Brasil e a dona falou que era necessário apenas eu trazer o dinheiro comigo no dia que chegasse. Foi assim.
      Mas, o restante do pessoal alugou pela internet e transferiu o dinheiro para cá (via western union OU swift).

      Excluir
  2. Oi, Andriele, você divide o aluguel da casa com quantas pessoas?

    ResponderExcluir
  3. Ola Andrieli, tudo bem?

    Entao, pelo que vi no comentario acima voce divide a casa com mais duas pessoas; Visto isso, acho que o preco que vc esta pagando eh ate mais alto que em Vancouver :) . Porem para alimentacao voce esta gastando somente $300, que eh menos do que eu gasto (comendo bem) fazendo todas as minhas refeicoes em casa; ai eu pergunto: a comida eh mesmo barata por ai? .

    Abracos,

    ResponderExcluir
  4. Sim, Clovis, realmente meu aluguel esta caro. Foi uma "medida emergencial" e estarei me mudando para um apartamento. Mas, mesmo me mudando, pagarei $400,00 (com tudo incluso) para dividir com uma brasileira. E, sim, alimentacao eh bem em conta aqui. Tanto alimentacao como vestuario...
    :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog Andrieli ! Gostaria de tirar uma dúvida: esse gasto com a moradia é apenas durante o seu período de homestay - do ingles - ou voce poderá optar pelos alojamentos da Universidade ai do Canadá ?! Se sim, qual compensa mais? Aproveitando, como voce conseguiu o contato com o proprietário do apartamento, foi através dos grupos do CSF do facebook (vc me recomenda algum) ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Então...eu poderia ter ficado on-campus desde o começo, mas optei por ficar off-campus porque o aluguel da uni é muito caro aqui.
      Mudarei de casa em abril porque onde estou foi uma medida emergencial, então não estou contente com muitas coisas onde eu moro.
      Consegui o contato pelos grupos do facebook do CsF mesmo!
      É uma superdica sempre se manter em contato com os outros da mesma chamada que você é!
      Abraços!

      Excluir
  6. Cara super amei teu blog e sua iniciativa! Vasculhando ele de ponta a cabeça aqui pra ver tudo que você postou. Com certeza vai me ajudar muito! :D Mais uma vez parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi!! AMEI seu blog! Vou tentar ir pro Canadá no próximo edital do CsF e, como não sabia se minha nota do TOEFL tinha sido suficiente, achei todas as respostas aqui no blog.
    Queria te perguntar uma coisa. A bolsa que você recebe é para gastos gerais (alimentação, moradia, roupas, eletrônicos) ou tem algum fim específico?
    É preciso apresentar os gastos no fim do mês ou sei lá?
    Beijos!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oiee! A bolsa que recebo é para eu me sustentar aqui no Canadá e pagar os cursos.
    Os cursos (inglês, estágio, aula na universidade) o Brasil para diretamente para as empresas daqui. Daí a bolsa é para eu pagar aluguel de casa, contas, alimentação, material, essas coisas...
    Não precisa apresentar gastos no fim do mês não...
    ;)
    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. Ah, é! Outra coisa que queria perguntar: a nota do TOEFL que aparece no edital é a mesma para todas as faculdades canadenses do CBIE ou cada uma tem uma nota exigida depois?
    Obrigada!!
    Beijos! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a nota não é a mesma para todas as universidades. Esse negócio da nota é meio complicado....O edital estabelece uma nota mínima que você TEM que ter, mas isso não quer dizer que todas as universidades requerem o mesmo nível de inglês, mas sim que eles vão conseguir te encaixar em alguma universidade. Conclusão: a nota serve para o Brasil te aprovar e para determinar qual universidade aceitará seu nivel de inglês.
      =D

      Excluir
  10. Ah, entendiiii... hahahah
    E outra coisa (última, prometo xP)
    Onde eu consigo achar informações sobre as faculdades que estão no CBIE?
    Muito obrigada! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha
      Que nada! Pode perguntar que minha intenção é ajudar mesmo!
      O link:

      http://www.cbie.ca/members/members-and-associates/

      Excluir
    2. Muito obrigada! Como você escolheu a universidade que queria ir?
      Eu quero ir para uma relativamente boa, porém, com a nota do meu TOEFL, conseguirei ir pelo CBIE. Já dei uma olhada e tem mtas universidades no top 100 no ranking mundial.

      Beijos!

      Excluir
    3. Eu na verdade fiz uma lista das unis que disponibilizavam coisas essenciais para mim como: curso de inglês (porque eu queria fazer), clima, localização, custo de vida, demais....PORÉM, nenhuma das unis que eu escolhi aceitou minha nota de inglês, então eu fui realocada. Muitos que estão aqui foram realocados...Mas eu realmente gostei daqui porque a cidade é da forma que eu queria mesmo.
      =D

      Excluir
  11. Oiiiii, que post massa !!!!
    Esta me ajudando muito ... Vou em Dezembro/Janeiro !!!

    Estou aprendendo tudo pelos blogs hahaha
    Então uma perguntinha, que cidade vc mora ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii Gabi! Que bom que vem te ajudando! Eu moro em Lethbridge, Alberta =D

      Excluir
  12. Olá! Gostaria de saber se vc teve que refazer a prova do Toefl...
    E tbm gostaria de saber se vc teve que montar a sua grade horária, com as matérias q vc queria cursar no canada, para fazer a inscrição...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Tive que fazer o TOEFL sim. Fiz o iBT. Mas não sei como anda o procedimento agora, parece que existem algumas mudanças, não tenho certeza se agora você pode fazer uma prova que é metade do TOEFL... parece que agora você tem que atingir uma nota alta de inglês porque não estão oferecendo cursos no exterior mais (no entanto, oferecem no Brasil). Não tive que montar minha grade porque eu vim fazer o inglês antes...

      Excluir
    2. Sério??
      Onde vc viu isso? :o
      O edital passado cobrava no mínimo 60 no toefl, né?
      Você acha que eles vão aumentar essa nota?

      Excluir
    3. No emu edital já podia fazer a metade do TOEFL (ITP, acho), mas por aqui meus amigos contam que não estão mais oferecendo inglês no exterior, então eles vão aumentar a nota pra uns 80-90 mais ou menos. Mas pra ter certeza, só lendo os editais mesmo...

      Excluir
  13. Oioi!

    Tenho uma sugestão de tópico para um post. Como posso entrar em contato?

    ResponderExcluir
  14. Oii Adrieli, estou planejando ir para o Canadá pelo CsF e gostaria de te perguntar uma coisinha.
    Vc diz que mora numa casa.
    Agora, pq vc não decidiu ficar nos dormitórios da universidade?
    Vc achou que não valia a pena?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyanna! Nao compensou pra mim porque era bem mais caro do que morar off-campus. Além disso, eu poderia morar com pessoas que eu não conhecia e, queria trazer meus familiares pra me visitar... cada caso, um caso. Pode ser que no seu compense...

      Beijos =)

      Excluir
  15. Olá, Andrielli! Vc saberia dizer as diferenças entre o ciclo clínico e o ciclo básico?
    Nos editais anteriores e nesse que saiu agora diz que poderá haver restrições para alguns cursos no ciclo clínico... Vc sabe oq isso significa?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee! No meu curso o ciclo básico é de dois anos e, consiste em matérias como bioquímica, fisiologia, anatomia, histologia, etc. Ciclo clínico já é o curso de medicina em si, onde vimos as doenças mais prevalentes de cada especialidade como gastro, nefro, uro, gineco, etc. Pode haver restrições porque quem já está na clínica, não vai conseguir aproveitar matérias aqui, uma vez que a univ só tem matérias básicas....

      Excluir
  16. Oii! Gostaria de perguntar sobre o CR/média etc.
    Por exemplo, estou cursando o 4º semestre do meu curso agora então, minha média ponderada é até o 3º semestre. Porém, a divulgação do resultado final está prevista para mar/2015, ou seja, já teria cursado o 5º...
    A média ponderada que eles vão considerar é apenas o que eu mandar agora na inscrição (4º semestre) ou terei que mantê-la até sair o resultado final?

    Beijos! Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oooi! Desculpa pela suuuper demora em responder! Eu nao estava conseguindo postar no blog, nao sei o por que!
      Entao...há três fases de avaliações pelas quais você passa antes do resultado final ser liberado.
      A primeira é a avaliação da uni, a segunda do CNPq, e a terceira da uni no exterior. A avaliação da uni é feita baseada na sua média, ou seja, eles usariam a média disponível da época (que eu assumo que seja a do 3 semestre).

      Que bom que você gostou do blog, espero ter ajudado!

      Beijos

      Excluir
    3. Hhahah! Magina!! Ufa, ainda bem! ;))
      Muito obrigada!

      O que você está achando de Lethbridge? Estou pensando em colocá-la como uma das minhas opções. :))

      Excluir

Alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Deixe seu comentário: