sexta-feira, 12 de abril de 2013

1º Passo - Fazendo a prova do TOEFL

Primeiro de tudo para se candidatar ao programa Ciência Sem Fronteiras: ter um boletim do TOEFL!


O TOEFL é uma avaliação de seu nível de inglês, reconhecido por diversas instituições de ensino superior internacionais. 
Existem vários tipos de TOEFL, entre eles o iBT, PBT e o ITP. 
Você deve atentar para qual tipo de teste o edital do CsF requer que você se submeta.
Aqui vou falar brevemente sobre o TOEFL iBT, teste que eu preferi fazer porque a maioria das universidades requer esse tipo. 

Você precisa entrar no site da ETS, fazer uma conta do TOEFL iBT (Inscreva-se para o TOEFL iBTe comprar sua prova nas datas e locais disponíveis.
Para dúvidas em relação ao teste TOEFL iBT clique no linkSobre o Teste TOEFL iBT.

Eu fiz meu teste no dia 12 de abril de 2013.
Tinha estudado vários modelos e estava me saindo muito bem, mas no dia da prova tudo era muito mais difícil!
O maior problema é o tempo que você fica fazendo o teste, que acaba cansando seu cérebro! kkkkkkkkkk
Eu realizei o meu em aproximadamente 3 horas e já estava tão exausta no fim, que não consegui responder com todo meu potencial.
Vocês podem estar pensando que 3 horas é pouco, mas gente, é pouco para prova em português. Para prova em inglês é outra coisa...

Curiosos para saber minha nota?
Bem, pessoal, eu nunca fiz um curso de inglês decente  (nível CCAA, Wizard, etc.), sempre me virei com aulas online mesmo. Então, meu nível era bem razoável e não imaginava que tiraria uma nota mediana. Logo, se você é como eu e não fez um bom curso de inglês, não se desespere! Eu consegui tirar 66 de 120. Digo isso, porque no começo algumas pessoas me desencorajaram com a dificuldade do teste. Mas brasileiro não desiste nunca!

Com menos de uma semana o resultado online do meu teste saiu na Minha Conta IBT.
Mas a carta oficial com meus Scores chegou em casa em pouco mais de 2 meses! Oo
Demorou muito, todavia não atrapalhou meu processo no Ciência Sem Fronteiras pois, me inscrevi em Julho no programa.

Acho que isso é o mais importante.
Qualquer dúvida quanto ao teste, só fazer um comentário aí.
Boa sorte com o TOEFL, galera!






15 comentários:

  1. Parabéns, adorei a tua iniciativa de fazer o blog. Quero me candidatar no ano que vem também, quando tiver o percentual de curso necessário e adorei as dicas e entender melhor o processo!! Obrigada mesmo!!
    Bjs Nathi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathi!
      Que bom que você gostou e pôde aproveitar o blog!
      Desejo-lhe toda sorte com sua futura candidatura no Programa.
      Qualquer dúvida no processo, só perguntar!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei seu blog! É muita gentileza da sua parte esclarecer todo esse processo! gostaria de perguntar umas coisas.. Por que você escolheu o Canadá? Eu sou estudante de medicina também, quero fazer clínica médica pelo CsF. Parece que o único país que aceita a língua inglesa e que oferece curso na clínica é a Hungria.. :/
    Tenho outra pergunta, como eu sei quais são os países que exigem que você tenha domínio no idioma deles? Quero fazer pra Alemanha, mas, não sei nada de alemão!
    Obrigada pela ajuda! Boa sorte aí no Canadá! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samara! Muito obrigada!

      Ja vou me desculpando pela falta de acentos no texto, mas meu laptop nao tem!

      Entao...Eu escolhi o Canada porque achei mais facil para minha familia e amigos me visitarem, pela lingua ser ingles e porque minha nota nao dava para angariar Inglaterra, por exemplo!

      Somente alguns paises da Europa vao permitir que vc faca medicina realmente, porque nos EUA e Canada nao existe bacharel em medicina.

      Voce vai saber atraves dos editais do CsF. Agora nao tem editais abertos, mas por curiosidade voce pode checar os editais antigos pra ver a lingua exigida pelos paises.

      Tenho uma amiga, da mesma turma que eu no Brasil, que estudou por volta de um ano Alemao (estudou sozinha) pra poder fazer o CsF. Ela tirou uma nota mais alta do que o requerido e disse que o nivel que eles pedem eh bem baixo. Talvez se voce se esforcar um pouquinho de tempo voce consiga atingir o nivel. Minha amiga disse que o foco da prova eh gramatica (diferente do TOEFL e IELTS que cobram mais vocabulario).

      Bem...espero ter ajudado!
      ^^

      Beijoos
      Boa sorte pra voce tambem no seu processo!

      Excluir
  3. Ah, obrigada, ajudou demais!! Parece que vou fazer isso que sua amiga fez, vou estudar alemão, quero muito ir pra Alemanha! Mais uma coisa, vc disse que sua nota dava pra colocar pra Inglaterra. Você falou em relação a sua nota no teste de proficiência no TOEFL ou a sua nota total com as pontuações de participações em prog. de iniciação científica e tal? Porque eu nunca participei de programa de iniciação científica, nem tenho nada relacionado a Olimpíadas e etc. Tenho medo que minha nota não seja suficiente pra passar por causa disso. Sua amiga que foi pra Alemanha tinha alguma dessas coisas??? Aaff.. tô tão perdida aqui.. sem saber o que fazer!! :/
    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei em relacao a minha nota do TOEFL. Mas, as participacoes em iniciacao cientifica e premios sao muito importantes depois da pre-selecao, quando voce vai concorrer com o Brasil inteiro. Por exemplo, todo mundo que tem nota boa de TOEFL vai querer Inglaterra, mas nem todos podem ir, entao o seu curriculo ajuda nessa hora. Mas, como voce quer ir para a Alemanha, onde nao tem concorrentes (da uma olhada nas estatisticas do sitec) isso nao vai ser importante. A unica coisa que voce deve se preocupar eh com o teste de Alemao, que nao eh dificil se voce se esforcar um pouquinho. Minha amiga tinha PIBIC, mas como disse, voce nao tera concorrentes...
      Qualquer coisa...pode perguntar de novo, viu?!
      ;)

      Excluir
  4. Corrigindo:
    *vc disse que sua nota NÃO dava pra colocar pra Inglaterra."

    ResponderExcluir
  5. Olá Adrieli! Estou adorando seu blog, estou lendo tudo!
    E tenho interesse de ir pro canadá, só estou tendo uma dúvida:
    Como você postou suas notas na hora de fazer inscrição ? porque eu tenho a carta que foi mandada pelo pessoal do TOEFL... mas não sei se devo escanear ela e anexar junto ao histórico, ou tem algum meio online de enviar? Ah, e o histórico, precisa só o do meu curso de graduação, ou precisa desde o ensino fundamental?
    Obrigada, e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooie! Que bom que está gostando do blog!

      Eu tive de escanear o boletim do TOEFL e enviar como pdf mesmo. E o histórico é o da universidade =D
      Beijos

      Excluir
  6. Adriele, tô começando a ler seu blog agora - e quando digo agora, é exatamente agora mesmo, hahaha - por isso me perdoe se alguma pergunta não for muito coerente.
    Sou estudante de Engenharia Civil aqui no Brasil, no sétimo semestre e pretendo me inscrever na chamada que abriu agora para o Canadá...
    Você tem algum dica específica?
    Fiz inglês há anos atrás e confesso que estou bem enferrujada, por isso estou morrendo de medo do teste! :(
    Aguardo sua resposta!
    Bjs e obrigada desde já ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Que legal que você vai se candidatar ao Canadá! Aqui é um país maravilhoso e com três cidades no ranking das 10 melhores cidades para se viver. Estou amando aqui =D
      Então...não tenho nenhuma dica para Engenharia Civil mas te digo que se você está tão avançada no seu curso no Brasil, dificilmente você vai aproveitar alguma matéria. Mesmo assim, ainda recomendo a experiência pois, há várias coisas a se aprender aqui além de assuntos acadêmicos.
      (eu não vou aproveitar nenhuma matéria daqui)
      Quanto ao inglês, eu também estava beeem enferrujada antes de aplicar para o TOEFL, mas dei uma estudada por um mês e lembrei muitas coisas. O inglês não é muito importante na seleção do Brasil. Se você tirar uma nota mediana, vai conseguir. O inglês só é importante na seleção das unis aqui, por exemplo, quem tem notas maiores vão para universidades melhores.
      Bem, espero ter ajudado!
      Beijos
      =D

      Excluir
  7. Oi, Andrieli. Li seu blog todo já. Todas as informações que você deu são excelentes e me ajudaram muito.
    Mas queria saber o seguinte... Vocês disse q sua nota no TOEFL foi 66.
    A sua universidade aceitou essa nota ou você teve que fazer o curso de inglês no Canadá e outro teste antes de começar as aulas?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Karol! Tive que fazer curso de inglês aqui mesmo. E durante o curso você faz muuuuuitas provas, então não tem como fugir de aprender hehehehe Depois só entrar na uni :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Andrieli! Esse curso de inglês adicional durou quanto tempo? Essas ultimo edital eles não citam nada sobre a oferta desse curso! Tirei 63, que é o minimo permitido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durou 3 meses, Nathalia. Se eles não estão ofertando o curso mais e você tirou o mínimo, provavelmente será aprovada, mas não fará o curso...

      Excluir

Alguma dúvida, reclamação ou sugestão? Deixe seu comentário: